UFMG lança curso gratuito sobre Dislexia



Olá leitores!

Dificuldade em ler frases simples, se atrapalhar com os sons ou significados das palavras. Em turmas numerosas, muitos professores talvez não consigam identificar que situações como essas podem ser muito mais do que um mero desnivelamento entre alunos, mas algumas das características da dislexia. Considerada um distúrbio e não uma doença, a dislexia é um transtorno manifestado na aprendizagem da leitura e escrita dos estudantes. Por ser invisível a muitos educadores, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com o Instituto ABCD lançaram uma plataforma de formação online gratuita para professores. O ambiente virtual vai oferecer desde conteúdos básicos sobre o tema, formas de identificar o distúrbio e de adquirir técnicas para ensinar leitura, soletração e escrita até apontar como melhorar o ambiente escolar, fazendo com que os estudantes lidem com suas dificuldades específicas em concentração, memória e organização.
O curso foi desenvolvido a partir da versão criada originalmente pela Dyslexia Internacional e autorizado pelo Ministério de Educação Superior, da Pesquisa Científica e das Relações Internacionais da comunidade francófona belga. O material foi financiado pela Unesco e lançado em quatro de suas seis línguas oficiais: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.
No Brasil, o conteúdo direcionado ao treinamento dos professores foi trazido pela UFMG, que, em parceria com o Instituto ABCD, adaptou-o para a língua portuguesa e lançou a plataforma. Os conteúdos podem ser acessados no link http://dislexiabrasil.com.br.

Compartilhe este artigo!
Fonte: Porvir

15 comentários:

  1. quero fazer o curso de dislexia mas nao estou com cequindo entrar no curso.meu tecc e sobre isso

    ResponderExcluir
  2. Escrevendo conseguindo desse jeito acho que não vai conseguir mesmo...

    ResponderExcluir
  3. se fosse só conseguindo quem é esse TECC conheço TCC

    ResponderExcluir
  4. Será que vcs pensaram que a Daniela pode ser disléxica?
    Pensem antes de agredir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade a nossa amiga pode ser disléxica, sim

      Excluir
    2. ao meu ver não justifica, porque alguém que irá lecionar para crianças não pode escrever assim. #entendomasnãoconcordo

      Excluir
    3. Nem adianta querer explicar para quem não quer compreender.

      Excluir
    4. realmente Lis, é mais fácil condenar, devemos refletir , por muitas vezes é assim que as pessoas dislexias são vistas pela sociedade no geral #sociedade preconceituosa!!

      Excluir
  5. É verdade. E o pior é o TCC que virou TECC. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. oi gostaria de informar sobre esse curso. se é realmente gratuito e totalmente online? e se tem diploma reconhecido pelo MEC?

    ResponderExcluir
  7. Ola sou aluna do curso de pedagogia, gostaria de saber se posso fazer também? se posso, sera que vale horas?

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tbém gostaria d fazer esse curso e se é d graça, on-line, se tem diploma reconhecido pelo MEC e se vale horas complementares...
    Desde já agradeço e fico no aguardo por respostas...

    ResponderExcluir
  9. O curso de dislexia é totalmente de graça, online e diploma reconhecido pelo MEC? Quais os procedimentos para fazer a inscrição? Obg.

    ResponderExcluir

CURSOS VÁLIDOS

Painel feito de EVA

Olha essa bela dica para trabalhar numeração com a turminha... O painel pode ser feito numa base de madeira ou papelão com eva colado em cim...