Professora propõe cancelar ano letivo e Enem e diz que aulas remotas são excludentes e entediam as crianças


              Rodrigo Moreira, 8 anos. Garoto diz que está cansado de tanto olhar para a TV. Foto: Albetiza Moreira.




Em entrevista ao site Dever de Casa, a professora Albetiza Moreira defende que o período letivo não volte mais esse ano e que o ENEM deve ser cancelado. 

Ela acredita que as aulas remotas são excludentes e entediam as crianças que não conseguem compreender o conteúdo como em uma aula normal. Para que os alunos não sejam tão prejudicadas com um possível cancelamento do período, ela propõe uma calendário mais extenso em 2021 com duas séries e seleção de conteúdos. 

Abetiza Moreira é uma educadora experiente em sala de aula e diz que o ensino à distancia é um esquema para escolas particulares ganharem milhões. 

Veja a entrevista: 

Professora, por que a senhora defende cancelar ano letivo e Enem 2020?

Aulas remotas para crianças não é saída. Maioria dos alunos, principalmente das escolas públicas, nem internet de qualidade em casa tem. Método tem de ser repensado, pois é excludente. Além disso, a criança fica entediada. Para seu desenvolvimento, ela tem de interagir com outras crianças e o professor é um mediador fundamental.

Quais os principais problemas dessas aulas remotas, além do caráter excludente que têm?

São desinteressantes, sem animação. A criança fica entediada, abre a boca, dá sono, não se concentra. O Rodrigo [Moreira], meu sobrinho de 8 anos, disse que está cansado de tanto olhar para a TV. Na primeira aula, o menino já ficou impaciente.

Qual a saída, então?

O melhor seria cancelar o ano letivo, Enem e no próximo ano os alunos fariam duas séries com seleção de conteúdos e um calendário mais extenso.

E quanto a grupos privados que estariam ganhando dinheiro público com esse esquema de ensino a distância?

É verdade. Embora a mídia não divulgue, o que se sabe é que fundações como a Lemann e Roberto Marinho estão ganhando dinheiro com essas aulas remotas. E tem também até umas TVs mequetrefes nesse mesmo esquema.o esquema.

Links Recomendados

loading...
loading...